terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues

Gênero dramático - peça de Nelson Rodrigues e possui três atos . A direção do polonês Ziembinski
• A competição entre as irmãs
• A ironia a partir do título que deveria simbolizar a virgindade e no entanto temos um final com marcha fúnebre,que se sobrepõe à marcha nupcial,
• Alaíde é a protagonista . Mulher insatisfeita e inconformada com a condição feminina. Seduz os namorados da irmã como uma tentativa de auto-afirmação
• Lúcia, irmã de Alaíde, aparece em quase toda a peça como Mulher de Véu. É uma pessoa também insatisfeita, incompleta, que vive atormentada pelo sentimento de ter sido passada para trás pela irmã. A mulher de véu também se constitui numa imagem de pessimismo. É a mulher que não se revela, mas está sempre pronta a dar o bote, em seu desejo de vingança
• Pedro é o elemento dominador, é quem manipula as mulheres para conseguir o que quer. Namora Lúcia inicialmente, deixa-se seduzir por Alaíde, com quem se casa pela primeira vez, e depois concebe um plano macabro de eliminar a esposa para retornar aos braços da irmã
• Madame Clessi é a prostituta do início do século que povoa a mente de Alaíde. Ela havia residido na casa de Alaíde décadas atrás, e os pais da protagonista resolvem queimar seus pertences, alguns dos quais são salvos, inclusive o diário. Clessi representa (para Alaíde) o ideal de mulher liberada, que agride a sociedade hipócrita que Alaíde nega, mas na qual ela transita.
• Os demais personagens desempenham papéis secundários, como o namoradinho adolescente de Clessi, que a assassina com uma navalhada, e os pais de Alaíde e Lúcia e a mãe de Pedro, que representam a classe média conformada e deslumbrada com as convenções sociais, que devem ser preservadas.
• Espaço : A classe média carioca nas imediações dos anos quarenta
• Temática : crítica a hipocrisia, aos valores burgueses do casamento, a família socialmente perfeita , preconceitos e repressão da sexualidade feminina
• A peça inicia com buzina de automóvel, barulho de derrapagem violenta, vidraças partidas(realidade)
• . O cenário é dividido em três planos : realidade, memória e alucinação Vestido de Noiva não representou apenas uma revolução no texto.
• Foi também uma revolução no cenário e no modo de fusão de vários tempos num mesmo espaço. flashback, recurso que até aquele momento só era utilizado no cinema.
• Também o linguajar das personagens sofreu grandes modificações.
• Valoriza-se a fala despojada das classes médias urbanas.
• O plano da realidade
encena a luta de Alaíde contra a morte, em estado de coma, na mesa de operação, bem como os acontecimentos que sucedem o atropelamento: a movimentação dos repórteres, a reclamação de uma leitora de um jornal sobre o abuso de velocidade dos automóveis, a conversa do marido, Pedro, com os médicos, a morte da protagonista, o velório, o luto dos parentes, e finalmente o casamento de Pedro com Lúcia, irmã de Alaíde.
Os planos da memória e da alucinação
• Esses dois planos são projeções exteriores do subconsciente de Alaíde
• desejo irresistível de transgredir
• O principal símbolo da libertação feminina é para ela Madame Clessi,
• , Alaíde consegue resgatar o diário dela, e fica conhecendo detalhes de sua trajetória, complementados com recortes de jornais da época encontrados na Biblioteca Nacional.
• Na fantasia a vida dupla : No caso de Alaíde, ela acaba conseguindo ter acesso ao sexo na vida real(casamento ) e uma tentativa no subconsciente, em sua amizade com Clessi. (prostituição )
• consegue manipular as pessoas com seu poder de sedução.
• Ninguém presta, nesta peça: Alaíde é neurótica e oportunista, Pedro e Lúcia são presumidos assassinos e hipocritamente se casam, com o consentimento dos pais de Lúcia e da inexpressiva mãe de Pedro

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