terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Conto-" Natal" de Miguel Torga

O conto Natal de Maiguel Torga
O CONTO NATAL DE MIGUEL TORGA


Características do conto Natal.
O título do conto nos remete ao nascimento de Cristo.O vocábulo Natal significa nascimento.
Cristianismo. Natal simbolicamente para o cristão significa renascer em Cristo, ,refletir e renovar os votos de fé no filho de Deus. Dia de festa familiar, Comemorar , confraternização, compartilhar alimentos, presentes, a alegria pelas conquistas do ano que finda ,ou esperança de melhores dias no ano que logo raia no 1° de janeiro. O termo consoada significa : Pequena refeição que os católicos podem tomar à noite. Presente que se dá pelo Natal. Banquete ou refeição festiva na noite de Natal.Logo consoar siginifica : Comer ou beber em consoada. Celebrar a consoada.

O Personagem
Garrinchas,homem idoso de 75 anos,que muito caminha para pedir a colaboração alheia. Em lourosa sua cidade Natal, nada recebe.Sua vi da de pedinte não é fácil.

O Filósofo
• Ele aceita o destino (fado) sem revolta. Demonstra inteligência, pois na idade que se encontra pouco pode fazer para mudar seu cotidiano. Por isso é mais inteligente não ser uma criatura revoltada, não fica lamentando a vida que tem. Pelo contrário toca a vida sem mágoa.( Inteligência emocional)


O Apego as origens
• Ele não tem família, moradia, homem solitário, mendigo a correr estrada, porém decidiu passar a noite de natal no local que nascera.Por mais que naquele local a insensibilidade prevaleça em relação a sua pessoa, todos em Lourosa lhe negam a esmola do dia a dia. No entanto Garrinchas tem apego a sua origem, ao local de nascimento, ao seu torrão, a sua manjedoura.
Altivez, tem atitude
• Diante da impossibilidade de alcançar naquela noite sua cidade natal, Garrinchas acostumado as adversidades do caminho, logo improvisou abrigo, aquecimento e feliz jantou ( a ceia natalina) bem acompanhado. Temos em relevo um traço marcante de sua personalidade, pois enfrenta os desafios do caminho com natu-ralidade.
Mesmo para pedinte, o trabalho era duro
• A caminhada fora longa, porém lucrativa ganhara dinheiro e o fardel estava cheio. A neve e a noite, o cansaço o impediram de continuar a caminhada até Lousada para a noite de natal.
Ausência do espírito cristão em Lousada
A crítica implícita aos moradores de Lousada, que os fornos estavam acesos, indício de festa, fartura, na noite de natal, porém ninguém lembrava dos mais humildes,dos mendigos da cidade. Do verdadeiro espírito cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário