terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Grade de Correção de Redação

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES

1 Organização adequada de conjunto do conteúdo temático e adequação de linguagem 0,5 a 4,0
pontos
a) adequação ao tema/comando
b) seqüenciação progressiva
c) relevância dos argumentos

3 pontos
d) adequação à situação de produção criada em função do gênero escolhido: sintaxe de
concordância, regência e colocação pronominal; emprego de vocábulos
1 ponto
2 Coerência e coesão textuais 0,5 a 4,0
pontos
a) relação das idéias do texto com o conhecimento partilhado
b) relação entre idéias do texto
c) correlação entre idéias do texto
d) sinalização (pistas textuais) que contribuíram para expressar os propósitos do texto
e) verbalização de enunciados: precisão ou propriedade no uso de palavras, uso de preposição em relação
ao sistema da língua, não-omissão de termos necessários ao enunciado, formulação de enunciados
completos, paralelismo semântico
f) uso/emprego de itens lingüísticos que promovem as relações de co-referencialidade
g) uso/emprego de itens lingüísticos que promovem as relações lógico-semânticas
h) uso/emprego de itens lingüísticos que promovem as relações semântico-discursivas
i) correlação de tempos e modos verbais
3 Regras de escrita 0,5 a 2,0
pontos
a) grafia de palavras, translineação, assinalamento da crase, paralelismo sintático
b) pontuação

SITUAÇÕES EM QUE SERÁ ATRIBUÍDA NOTA ZERO À REDAÇÃO

a) texto escrito a lápis;
b) texto com fuga ao tema;
c) texto em versos;
d) texto com menos de 20 linhas e com mais de 30 linhas, ou
e) texto significativamente comprometido quanto à expressão e ao conteúdo.

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