terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O que é redação?


Segundo o dicionário Aurélio (2002), redação é, entre outras coisas, composição literária sobre tema específico. Essa concepção implicar dizer que há um direcionamento que rege a redação, as idéias. Pode-se dizer então, que redação é a expressão de idéias.
Estruturalmente, a redação pode ser dividida em três tipos: narração, descrição e dissertação.
1.1. narração: a narração consiste numa composição em que um narrador conta (narra) fatos acontecidos com personagens, localizando-os num tempo e num determinado espaço.
1.2. descrição: a descrição consiste em desenhar textualmente um objeto, uma situação, um ambiente, enfim, dá ao leitor a idéia visual de algo concreto. É utilizada, principalmente, em textos narrativos para compor os cenários, os espaços, as personagens.
1.3. dissertação: a dissertação, é uma forma de redação em que se apresentam considerações a respeito de um tema para expor, explanar, explicar ou interpretar idéias. O exercício dissertativo implica, mais que qualquer outro, o exercício da razão, do raciocínio – operação mental que parte do conhecido para o desconhecido – da interferência dos dados da lógica. (Andrade & Henriques: 1999).
A dissertação consiste numa exposição de idéias que se estruturam em torno de um tema específico. Na dissertação o papel do redator é convencer o leitor a despeito de suas idéias, que são apresentadas de forma clara e objetiva, numa linguagem denotativa, onde este pode expor tudo que considera pertinente e que sirva para enriquecer a sua exposição, como exemplificações e comparações.

Um comentário: