sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MUITO INTERESSANTE!

A metáfora do casamento é útil para entender a relação entre o substantivo e o adjetivo
Ernani Pimentel

Muita gente não sabe diferenciar num texto um adjetivo de um substantivo, dúvida que, não sendo sanada, impede a compreensão de tudo o que a isso se segue. Por exemplo: "beleza" é adjetivo ou substantivo?

1 Substantivo representa uma ideia-base, nomeia seres (homem, pedra, água, rio, comida...) e caracteríscas ou qualidades de seres, vistas como ideia-base (utilidade, amabilidade, largura, beleza...)

2 Adjetivo representa ideia acompanhante, caracteriza o substantivo e com ele concorda em gênero e número, com exceção dos adjetivos uniformes (útil, amável...), que só concordam em número.

3 Como saber se as palavras "altura", "largura", "beleza"..., que designam características de seres, são substantivos ou adjetivos?

4 Sabendo que "homem" e "mulher" são substantivos, tome-as no plural e veja se "altura" concorda com elas: "homens altura, mulheres altura"... Como não concorda com os substantivos "homens" e "mulheres", sabe-se que "altura" é também substantivo, porque substantivo não casa (não concorda) com substantivo. Qual, então, o adjetivo correspondente ao substantivo "altura"? Alto? Vejamos... "homens altos"," mulheres altas"... isso! "Alto" casa com o substantivo, portanto, é adjetivo.

5 Veja agora se "largura" e "beleza" são substantivos ou adjetivos: "homens larguras", "mulheres larguras", "homens belezas", "mulheres belezas"... a conclusão é que "largura" e "beleza" não podem concordar com o substantivo, por isso são substantivos. Que adjetivos correspondem a eles? Se disser "homens largos", "mulheres largas", "homens belos", "mulheres belas" e que os adjetivos buscados são "largo" e "belo", acertou.

6 Conclusão: em gramática não há casamento homo, só hetero e tradicional: sem ferir o respeito devido, assim diz o antigo testamento gramatical: o adjetivo foi feito da costela do substantivo, para com ele casar e concordar.

7 Teste com: fidelidade, fiel; harmonia, harmonioso; gentileza, gentil; equilíbrio, equilibrado; consciência, consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário