quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CONSTRUA UMA BOA REDAÇÂO PARA O ENEM

A construção de um bom texto faz diferença em qualquer vestibular. Disso ninguém duvida. No Enem, porém, uma situação específica pode fazer com que os candidatos que dominam a carpintaria da produção textual se saiam melhor. A redação, então, passa a ganhar um peso decisivo, podendo separar “a pedra da areia”. Por isso, prepare-se: reforce o concreto linguístico, acumule tijolos de informação e simule várias vezes a verdadeira obra que é um texto. Confira, as dicas para se destacar na multidão de concorrentes.

Atenção ao enunciado!

Antes mesmo de pegar na caneta para escrever, leia os textos de apoio e o enunciado. Procure entender bem o que a questão pede.

Elabore a planta da sua construção

Alguns preferem fazer mentalmente, outros no canto da folha, mas é sempre bom esboçar a estrutura do texto antes de começar a escrever.

De que lado do muro você está?

Defina sua opinião em relação ao tema e a exponha o quanto antes. Não se preocupe: a sua posição, em si, não será avaliada. O que está em questão é a sua capacidade de construir um texto dissertativo e argumentar para convencer o leitor.

Liste os pilares de sustentação

Tenha pelo menos dois argumentos, sejam eles a favor, contra ou de ambos os lados da discussão. Quanto mais concretos forem, melhor, e é necessário que eles se relacionem para que o texto não vire uma enumeração de exemplos.

Faça o acabamento

A conclusão deve trazer uma hipótese de solução para o problema. Evite generalismos como “se todos fizerem sua parte o mundo melhora”. Procure novamente ser concreto, evite expor ideias novas nesse momento e não repita a introdução

Fique de olho no que
 acontece pelo mundo

A redação cobra tradicionalmente temas relacionados a fatos da atualidade e do cotidiano. Portanto, para argumentar bem é necessário estar bem informado sobre o que acontece pelo mundo. Ler jornais, revistas, sites de jornais na internet, ver programas jornalísticos na televisão e escutar rádios de notícias pode ajudar.


SELEÇÃO DOS PROFESSORES PARA CORREÇÂO DAS REDAÇÕES DO ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recebe as incrições para formação de um cadastro nacional de corretores de redação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem se candidatar professores que tenham curso superior em letras-língua portuguesa e pelo menos dois anos de experiência, desde que não tenham cônjuge, filho, dependente legal ou qualquer outro parente de primeiro grau inscrito no exame.

A seleção é feita pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB), com base nos dados fornecidos. Após a seleção preliminar, os inscritos encaminham cópias de documentos comprobatórios, como diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e comprovante de regência emitido pela instituição de ensino em que leciona ou lecionou.

A intenção do Inep, órgão responsável pelo Enem, é formar um banco unificado de corretores de redação, com cinco mil professores cadastrados. O banco dará agilidade à correção. Os corretores passam por treinamento no Cespe em Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza.

O sistema de corretores está estruturado com um coordenador nacional e 180 supervisores. A cada supervisor estarão vinculados 28 corretores.

Correção — Todas as redações são levadas para Brasília, onde são escaneadas com um código para posterior identificação — o cabeçalho, com a identificação do aluno, não é escaneado. Cada supervisor recebe, via internet, determinado número de redações e as repassa aos corretores — cada redação é repassada a dois corretores, nunca ligados ao mesmo supervisor. Após a correção, o sistema apura, automaticamente, aquelas que têm notas discrepantes. Essas redações são enviadas a um terceiro corretor, que não sabe as notas dadas anteriormente. A nota final dessa redação será dada pelo terceiro corretor. É considerada com nota discrepante a redação que, numa escala até 10, teve avaliação com diferença igual ou maior que 5 pontos.

Inscrição — Para se inscrever, o interessado deve preencher o cadastro e o questionário disponíveis na página eletrônica do Inep.





REFLEXÂO

Não corra atrás das borboletas; cuide do seu jardim e elas virão até você.
Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, embora vivam no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas, se nos dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço (a nossa vida) num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável; as borboletas virão até nós.